Sobre nós
Esclarecendo Dúvidas
Nossa Ordem, acima de tudo é Filosófica. Temos como principal objetivo de aperfeiçoar o membro, lapidá-lo para que possa ser uma pessoa mais tolerante, mais justa e mais evoluída. Usamos da filosofia e psicologia como um meio para o membro evoluir mental e espiritualmente, buscando sempre a evolução interior e exterior.
Acreditamos que com a Filosofia e Filantropia andando juntas o membro evolui muito mais rápido, porque dessa forma, ele se ajuda e ajuda a sociedade. Por isso sempre instigamos os membros a fazerem trabalhos filantrópicos ou até mesmo doações conjuntas para ONG' e entidades carentes.
Assim como a Ordem Da Cruz submete o candidato a um longo e rigoroso processo seletivo de análise e avaliação dele próprio, de seus horizontes profissionais, sua identificação, seu comportamento, sua família, seu trabalho, seus rendimentos, sua profissão, seu estado civil, datas, seus hábitos, suas reações, de suas atividades sociais e políticas, para que possa ser irmão dos Cruzados de todo o mundo, é compreensível que o Candidato exerça o adequado direito de esclarecer suas dúvidas, respeitando a consciência individual, satisfazendo sua curiosidade (assim como a da esposa), o exame e discussão de diversas questões que podem esclarecer seu espírito e, sobretudo, conciliar seu coração com relação à Ordem, na medida do que for possível, isto é, tudo que não for secreto, para que não haja nenhum mal-entendido a respeito da proposta de trabalho da Ordem.
A Escolha do Candidato
Para ingressar na Ordem Da Cruz existem certos requisitos indispensáveis e que consistem na idade, estado de liberdade , recursos para a subsistência, moralidade, etc. Como já dissemos, ele deverá possuir o perfil da Ordem.
O ato de "escolhermos" um candidato à Iniciação na Ordem requer séria reflexão. Lembremo-nos que estamos escolhendo um irmão para conosco conviver, que terá ingresso em nossa casa, compartilhando de nossas vidas, com nossas famílias.
Um Pouco de Nosso Pensamento
Atualmente, percebemos que o racismo é uma patologia temível, que coloca em risco a humanidade, notamos então o valor, do exemplo da Ordem Da Cruz, pois esta abomina todas as formas racismo
A filantropia, um de seus estandartes, tem uma característica própria que deixa esse gesto mais nobre: o silêncio, em que, na grande maioria das vezes, nem o próprio beneficiado tem conhecimento de seu benfeitor, esse condimento, não só deixa caracterizada a verdadeira caridade, como nos ensina que não devemos fazer as coisas boas, se podemos fazê-las perfeitas.
A Ordem como Centro de Ensino
A Ordem Da Cruz é uma faculdade na vida, que incentiva a pesquisa da verdade, o exercício do amor e da tolerância. Que recomenda o respeito às leis, aos costumes, às autoridades e, sobretudo, à opção religiosa de cada um. A Ordem não se preocupa em retribuir as ofensas injustas recebidas pelos que não a conhecem, mas, devemos nos defender mostrando aos nossos algozes o que é a Ordem. Filosófica, moral e espiritualista é a Ordem. Filosófica, porque leva o homem a se ajudar na busca da verdade que ele procura, a vencer suas paixões e submeter sua vontade à verdadeira razão. É moral, porque só aceita homens de bons costumes, que comem o pão com o suor de seus rostos. É espiritualista, por levar o homem a ter perfeita união com seu corpo e alma.
A vida é uma escola. Desde a concepção no útero materno, estamos a aprender. Após o nascimento, o aprendizado se intensifica. Aprendemos a andar, a falar, somos alfabetizados, educados e vivemos em sociedade. As leis dos homens regulam nossas condutas sociais. O uso e os costumes, a moral e as leis, traçam nosso comportamento. Dentro dessa escola da vida, alguns homens tem o privilégio de ingressarem numa faculdade, que se chama Ordem Da Cruz. Alguns terminarão o curso e receberão o diploma. Outros, desistem no início, no meio ou no fim. Outros ainda, são reprovados e perdem a oportunidade. São, o livre arbítrio e as regras do curso. A faculdade começa na iniciação e termina na diplomação, que é a comunhão total e final, cuja banca examinadora é o Tribunal de nossa consciência e a misericórdia do Ser Supremo.
O que é a Ordem?
A Ordem Da Cruz não é uma religião, muito menos bruxaria, mas é uma instituição filosófica, filantrópica, evolucionista, universal, que busca o aperfeiçoamento humano através da prática das virtudes, cuja filosofia se baseia no binômio: Onore e Rispetto (Honra e Respeito)
O nome Ordo Crucis é do Latim (Ordem da Cruz), esse nome foi dado pois a Ordem se baseia nos Cavaleiros das Cruzadas. Na época eram divididos como Ordem do Templo, Ordem de Malta e Ordem Teutônica. Hoje, nossa Ordem possui os mesmos cargos, níveis, roupas e o mesmo funcionamento que eles usavam, apenas nos modernizamos como por exemplo, a Ordem atual admite pessoas de qualquer credo religioso desde que não seja perverso nem contrário aos ensinamentos da Ordem. Seu membro é chamado de Cruzado ou Cavalareiro.
Somos uma Instituição Filantrópica e Filosófica baseada na história dos Cavaleiros Cruzados
Iniciática porque exige para o ingresso determinados rituais, que dão ao candidato o conteúdo de sua mística, não de seu possível misticismo, que não existe.
Filosófica porque pesquisa as causas primeiras, procurando a essência do Homem, da Natureza, do Universo e seu relacionamento.
Filantrópica porque como "amiga do homem", procura auxiliá-lo, não apenas no sentido da ajuda física, beneficente, mas, principalmente, na ajuda à sua formação moral, intelectual e social.
Evolucionista porque, não aceitando dogmas, não opõe obstáculo à busca da Verdade, não reconhecendo limites para sua pesquisa, a não ser a da Razão, na pesquisa científica e filosófica.
Do Grão Mestre do Grande Priorado Principal
História da Ordem
Tudo começou com três jovens em épocas escolares ainda. Após um trabalho filantrópico à uma ONG de crianças carentes, três jovens decidiram criar um grupo filantrópico e filosófico. Esse grupo evoluiu e tornou-se uma Ordem com níveis, cargos, jóias, livros para aprendizagem. Com muito estudo e dedicação a Ordem se firmou tendo base nos sublimes Cavaleiros Templários.